Índice vegetativo e ranking de talhões da propriedade: saiba como usá-los

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O índice vegetativo e a classificação de talhões são duas ferramentas muito assertivas para o produtor utilizar na gestão da propriedade. Neste texto, vamos explicar como utilizá-las, extraindo de cada uma delas tudo o que podem proporcionar para o desenvolvimento de uma propriedade.

O índice é uma medida de sanidade e vigor das plantas com base em sua refletância a determinados comprimentos de onda. Uma planta saudável, por exemplo, absorve fortemente a luz visível enquanto as folhas refletem a luz do infravermelho próximo (NIR). Já no caso de uma planta deficiente em algum nutriente, desidratada, doente, afetada por pragas etc., a absorção dessa luz infravermelha é maior do que a refletividade dela.

Os níveis de refletividade variam entre -1 e 1, segundo a classificação abaixo. A esses níveis, também são atribuídas cores diferentes:

  • -1 a 0: planta morta ou objeto inanimado (vermelho);
  • 0 a 0,33: planta não saudável (laranja a amarelo);
  • 0,33 a 0,66: planta moderadamente saudável (variações de verde);
  • 0,66 a 1: planta saudável (verde).

Ao analisar uma área por meio do índice vegetativo, o produtor consegue identificar problemas de sanidade nas plantas com mais agilidade e precisão. A partir disso, é possível deslocar-se à área e analisá-la in loco.

A classificação de talhões da propriedade é uma ferramenta disponível no aplicativo Geodata que permite ao produtor observar a variação do índice vegetativo de cada talhão e, por exemplo, escolher para qual direcionar maior atenção e recursos.

O aplicativo cria um rankeamento de qual talhão apresenta maior variabilidade no índice vegetativo, ou seja, qual talhão está mais “manchado”, e qual talhão apresenta menor variabilidade, ou seja, que está mais uniforme. Desse modo, é possível ter em mãos uma ferramenta precisa na análise e classificação da lavoura, o que torna a tomada de decisão muito mais rápida.

Interessado neste e em outros serviços de gestão da propriedade? Confira essa e outras soluções no nosso site!

Leave a Replay

Sobre

A Geodata atua proporcionando assertividade para o produtor rural. Através da gestão de dados na sua plataforma, ela revoluciona e vai além da agricultura de precisão. 

Criando laços a longo prazo e se aprimorando para entregar máxima funcionalidade para os seus usuários. 

Post Recentes

Siga-nos

Conheça nossa Plataforma

Play Video

Inscreva-se em nossa newsletter

Inscreva-se e entenda mais sobre Agricultura de Precisão e como ela vai prosperar o seu negócio.

Scroll Up