Benefícios do sensoriamento remoto para a uniformidade da produção

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O sensoriamento remoto é uma ferramenta poderosa para avaliarmos dados em uma lavoura. Por meio dessa tecnologia, o produtor consegue identificar o comportamento da radiação eletromagnética por sensores embarcados em veículos aéreos ou satélites e sua interação com o alvo, o que permite aferir com exatidão a situação de cada pedaço da propriedade. Isso possibilita que os produtores realizem investigações à campo, ou através do comparativo com outros dados, como mapas de pragas, de doenças, de fertilidade e de dados climáticos. Assim, é possível identificar os fatores limitantes de produtividade e, com base nisso, tomar decisões para intervir na lavoura quando possível, alterando as quantidades necessárias de insumos e fertilizantes que devem ser utilizados em cada local – e se devem ser utilizados, a depender das necessidades. Isso reduz o desperdício, aumenta a produtividade e uniformiza a produção. E este é exatamente o tema deste post.

Os sensores remotos conseguem identificar, além da carência de insumos, a estimativa da área plantada, falhas na irrigação e no plantio e, entre muitos outras aplicações, o vigor das plantas. Isso é particularmente interessante, porque acompanhar o vigor de uma planta é identificar o potencial de crescimento dela, assim como a saúde (estresse hídrico, ataques de pragas ou nematoides etc.). O ato de monitorar as plantas contribui para que cada setor da lavoura seja trabalhado de acordo com sua necessidade. Assim, a identificação de problemas durante o ciclo da cultura ocorre de maneira antecipada.

O sistema de irrigação, importantíssimo para o desenvolvimento das culturas, também é influenciado pelo sensoriamento remoto. Com ele, é possível obter dados sobre a evapotranspiração real (ETr) das plantas, o que auxilia na quantidade correta de água a ser utilizada em cada local da plantação. Esse procedimento proporciona um crescimento mais uniforme em relação à lavoura como um todo.

Desse modo, vimos como é importante a adoção do sensoriamento remoto para equacionar a produção de uma lavoura de acordo com as necessidades produtivas de cada local. É uma das formas mais confiáveis de controlar a produtividade da sua lavoura. Quer saber mais sobre o assunto com quem realmente entende? Veja as soluções da Geodata no nosso site.

Leave a Replay

Sobre

A Geodata atua proporcionando assertividade para o produtor rural. Através da gestão de dados na sua plataforma, ela revoluciona e vai além da agricultura de precisão. 

Criando laços a longo prazo e se aprimorando para entregar máxima funcionalidade para os seus usuários. 

Post Recentes

Siga-nos

Conheça nossa Plataforma

Play Video

Inscreva-se em nossa newsletter

Inscreva-se e entenda mais sobre Agricultura de Precisão e como ela vai prosperar o seu negócio.

Scroll Up