O que mudou com a gestão de fertilidade digital de uma propriedade?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A gestão da fertilidade do solo é uma atividade que, atualmente, depende exclusivamente de ferramentas tecnológicas. Após a revolução proporcionada pela Agricultura 4.0, que integrou softwares e sistemas a equipamentos no campo, a produtividade nas lavouras cresceu exponencialmente. A agricultura seguiu as necessidades postas pelo desenvolvimento da sociedade: grandes populações dependem de uma grande quantidade de insumos e alimentos. Aliar a tecnologia ao campo foi a melhor maneira encontrada para superar essa dificuldade posta pela natureza (e por nós mesmos). Contudo, nem sempre foi assim.

Há algumas décadas, antes da integração tecnologia/campo, a gestão desse fator tão importante de produtividade nas lavouras era feito de modo manual, sem as benesses da tecnologia. Embora existissem máquinas agrícolas diversas (tratores, colheitadeiras, entre outras), esses equipamentos apenas tornavam o trabalho mais efetivo, em um processo de mecanização do campo que vinha desde o século XVIII se desenvolvendo.

Com a introdução do motor a combustão, já no século XX, esses processos se tornaram ainda mais intensos. Os equipamentos oriundos dessa segunda revolução aumentaram consideravelmente a produtividade, mas a estratégia da ação no campo continuava dependendo de avaliações manuais de profissionais, que tinham de ir in loco a diversos locais da propriedade para avaliá-los individualmente.

A ausência de conexão à internet – que hoje é uma solução que engloba todos os funcionários de uma propriedade – também era um grande entrave à comunicação e efetivação de processos. Após aferir os dados, eles não podiam ser datificados, algo que, com a Agricultura 4.0, tornou-se uma operação trivial para qualquer propriedade que vise ter uma elevada produtividade.

Hoje em dia, tudo está radicalmente diferente. A miríade de tecnologias empregadas na gestão da fertilidade do solo, principalmente após os anos 1990, com o advento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), proporcionaram a criação de vários sistemas e plataformas online, as quais, combinadas com os avanços biotecnológicos (aprimoramento genético de cultivares, produção de insumos e defensivos mais eficientes etc.), aumentaram exponencialmente os níveis de produtividade. É o controle total de qual insumo ou fertilizante utilizar e onde utilizar, tudo baseado em dados retirados do clima, da terra e da lavoura.

Com o passar dos anos, vários equipamentos, muitos utilizados em outras áreas produtivas, foram incorporados na agricultura. Drones, GPS, sensores de análise de clima, válvulas eletrohidráulicas, piloto automático… vários dispositivos utilizados diariamente por produtores em todo o Brasil e no mundo são derivados de outras áreas produtivas, adaptados à realidade e necessidades da agricultura dos novos tempos.

Com ajuda da plataforma digital Geodata, por exemplo, é possível ter acesso às informações das análises de solo, nematoide e foliar, de forma espacializada e por safra, o que facilita a organização das informações ao longo do tempo e possibilita a comparação entre esses mapas e outros, como os de índice vegetativo e de produtividade. Dessa maneira, conseguimos identificar fatores que podem limitar a produtividade em cada região da lavoura e tomar decisões embasadas nos dados coletados.

Conheça mais a respeito dos benefícios proporcionados pela gestão digital das propriedades no nosso site: https://www.geodataap.com.br/mapa-de-aplicacao-ideal/

Leave a Replay

Sobre

A Geodata atua proporcionando assertividade para o produtor rural. Através da gestão de dados na sua plataforma, ela revoluciona e vai além da agricultura de precisão. 

Criando laços a longo prazo e se aprimorando para entregar máxima funcionalidade para os seus usuários. 

Post Recentes

Siga-nos

Conheça nossa Plataforma

Play Video

Inscreva-se em nossa newsletter

Inscreva-se e entenda mais sobre Agricultura de Precisão e como ela vai prosperar o seu negócio.

Scroll Up