Drones podem ampliar a performance da agricultura de precisão?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
drones-for-agriculture-current-applications-3

O uso de drones na agricultura de precisão (AP) é uma das áreas que mais crescem em todo mundo, mas especialmente nos países em desenvolvimento.

Reunindo um conjunto de técnicas e tecnologias, eles auxiliam o produtor rural no manejo de suas lavouras.

No entanto, ainda temos dúvidas e alguns mitos que precisam ser esclarecidos para conseguirmos tirar o máximo proveito da AP com drones.

Por isso, vamos discutir aqui os usos dessa tecnologia e como os drones podem ser utilizados para aumentar a performance no campo.

Por que drones na agricultura de precisão?

O drone, ou veículo aéreo não tripulado (VANT), se tornou disponível comercialmente no início dos anos 80.

Desde então, cada vez estão embarcando mais tecnologia e aumentando sua capacidade de atuação.

Esses desenvolvimentos não poderiam ser mais oportunos.

Com a população global projetada para atingir mais de 9 bilhões em 2050, o consumo agrícola deverá aumentar em 70%.

Um número assustador quando levado em conta padrões climáticos imprevisíveis e a oferta e demanda mundiais.

Os drones podem ser uma parte da solução para esse aumento exponencial da demanda global por alimentos.

Formas de utilizar drones na agricultura e seus benefícios

A tecnologia de drones para agricultura vem melhorando nos últimos anos e os benefícios na agricultura de precisão estão se tornando mais aparentes para os agricultores.

Possibilitando ao produtor gerir todos os processos produtivos de forma autônoma e segura.

Uma vez que permitem acoplamento de diferentes sensores para medição de pontos ou áreas de interesse.

Conseguem obter informações em nível aéreo com baixo custo e flexibilidade de coleta de dados.

Veja a seguir, em quais funções, os drones vêm se destacando no cenário agrícola.

Mapeamento aéreo

O drone é uma alternativa de fazer o mapeamento aéreo das áreas, gerando dados com muito mais exatidão e menor custo quando comparado a imagens de satélites.

Os equipamentos autônomos possuem um software de planejamento de voo onde o usuário pode traçar as áreas de interesse que precisa cobrir e o aparelho faz a trajetória.

À medida que o aparelho voa, ele tira fotos com a câmera embutida usando sensores a bordo e o GPS para determinar a localização e a necessidade de tirar cada foto.

Esses mapas podem ser utilizados, em um primeiro momento para sobrevoar locais para escolher a melhor área de plantio ou mesmo qual propriedade arrendar.

É possível mapear a topografia do terreno, auxiliando na divisão de talhões e planejar o escoamento da água da chuva.

(Fonte:Drone Community)

Além disso podem ser utilizados para você fazer a análise de solo e campo em tempo real, para tomar decisões antes e durante as safras.

Ao invés de sair para o campo e precisar correr hectares com o trator, o uso de drones na agricultura de precisão gera economia de tempo, aumento do rendimento e maior lucro no final das safras.

Monitoramento de culturas

Alguns dos benefícios mais significativos dos drones na agricultura de precisão é o monitoramento da safra de modo a maximizar a produção, reduzindo o uso de água, fertilizantes e agroquímicos. 

Assim, podemos usar drones para avaliar eficiência do plantio, ou seja, se há falha no plantio, podendo fazer um replantio em tempo.

Permite também verificar a incidência de ervas daninhas, pragas e doenças no talhão e assim tomar decisão de controle caso atinja o nível de dano econômico.

Além disso, os drones auxiliam no MIP, com o uso de dispersor, que é acionado no local de interesse aumentando a eficiência do controle biológico de pragas.

Pulverização

A tecnologia presente nos drones, atualmente, possibilita que seu georreferenciamento dentro das lavouras seja exato.

Deste modo a aplicação acontece de maneira exata, ou seja, nas quantidades certas e no momento correto para maior controle da praga.

O uso dos drones possibilita também o acesso e aplicação em locais mais difíceis onde o trator ou o pulverizador autopropelido não chegaria. Sem contar com a maior eficiência que a pulverização manual.

(Fonte: Uavics)

Segundo a engenheira agrônoma Alessandra Barreto, gerente de serviços da Coopercitrus os gastos com insumos são reduzidos em até 80% com o uso de drones na pulverização.

“A gente otimiza os recursos e aplica o defensivo no momento certo, e no local correto. Você não vai aplicar o produto na área total, mas só onde precisa. Então, existe a questão de ser ambientalmente correto também, não é só redução de custos”, detalha.

Na última Conferência ICT4D 2018, Abdelaziz Lawani fez uma apresentação sobre o uso de drones na agricultura com foco em pulverização.

O estudo descobriu que era rentável usar drones do que a pulverização humana de culturas.

Irrigação

Através de sensores térmicos, multiespectrais ou hiperespectrais, os drones conseguem identificar áreas da cultura onde há maior exigência hídrica.

Proporcionando maior eficiência na irrigação, garantindo que a necessidade da cultura seja atendida. Dessa maneira, a aplicação dos drones na agricultura para irrigação se torna muito eficiente

Outra utilização dos drones é no monitoramento dos equipamentos de irrigação, sobrevoando as linhas de irrigação, os aparelhos conseguem identificar falhas do sistema, bicos entupidos e vazamentos.

Isso permite melhor eficiência do sistema de irrigação, menor desperdício de água e economia para o produtor.

Mapa de saúde da vegetação

Os drones possuem a capacidade de detectar plantas a nível individual, escaneando a cultura com luz visível e infravermelho próximo (NIR).

A partir dessa operação é possível obter o índice NDVI, que na tradução do inglês é o índice de vegetação por diferença normalizada.

Em resumo o índice NDVI, mede a saúde das plantas pelas frequências de luz que  é refletida ou absorvida por elas e que podem ser medidas pelos drones.

As estruturas celulares das folhas das plantas, quando saudável, reflete a luz na frequência do NIR, enquanto que a clorofila absorve a luz visível.

Com imagens multiespectrais, você pode detectar doenças ou enfermidades antes que seja possível detectá-las com um olho humano.

Exemplo de mapa NDVI
(Fonte:Pix4d)

Você pode identificar e medir problemas de colheita, como doenças, problemas com pragas, ervas daninhas e estresse hídrico

Além de analisar a saúde das culturas e localizar problemas como tombamento, erosão e manchas no solo.  

Desse modo, é possível fazer o acompanhamento do desenvolvimento da plantação remotamente, sem a necessidade de percorrer todos os hectares por vias terrestres. 

Desvantagens do drone na agricultura de precisão

Como você sabe, tudo possui os prós e os contras. Com drones não seria diferente. para você estar ciente disso listamos os principais desafios ao se utilizar drone da AP: 

  • Você deve estar no local;
  • O drone não consegue cobrir uma área tão grande por tempo, quando comparado por satélite;
  • Os dois tópicos anteriores levam à um custo mais elevado: operador de campo, maior tempo de voo, etc.;
  • Condições climáticas:
    •  Vento: mudanças na direção do dossel das plantas atrapalham o mapeamento;
    • Hora do voo: dependendo da hora muda a quantidade de radiação solar que influencia na absorção de luz pela planta, o que compromete os mapeamento;
    • Nuvens: sombras atrapalham especialmente com o uso de drone, já que o equipamento sobrevoa a área com agilidade, ficando com manchas das sombras que são difíceis de serem trabalhadas posteriormente para análises 
  • Volume de dados grandes: processamento é muito maior e mais complexo, afetando diretamente o tempo e resultado do trabalho. 

Drone na agricultura de precisão: Comprar o equipamento ou o serviço?

A questão a ser resolvida é sobre comprar estes equipamentos ou alugar serviços de empresas especializadas?

O primeiro item a ser discutido é sobre a gestão dos custos da fazenda, se você tem na ponta do lápis todos os custos e receitas da propriedade.

Com isso é possível saber se existe margem para a compra de um equipamento e se este investimento reduzirá outros gastos.

Segundo é analisar o uso deste equipamento na propriedade, se vamos adotar o drone em todas as etapas e funções descritas acima.

Ou então precisamos apenas de um mapa de uso do solo ou mesmo uma mapa de infestação de pragas em um momento crítico do estádio da minha cultura?

Se optamos por usos específicos, com certeza é mais indicado a contratação de um serviço. 

Vale lembrar que, mesmo autónomos, os drones na agricultura de precisão não sobrevoam as áreas e entregam um mapa pronto.

Se vamos fazer o monitoramento preciso e completo de toda a safra, é indicado a compra. Mas é necessário todo o treinamento de utilização, estar dentro das legislações.

Além disso, ainda temos a questão do processamento e interpretação de todos os dados coletados no campo. É necessário softwares de planejamento de voos e de análises dados.

Conclusão

As evidências atuais mostram que os drones na agricultura de precisão têm grande potencial para aumentar a produtividade agrícola.

Esses equipamentos são eficazes na maioria dos processos como avaliação do uso e cobertura da terra, na avaliação dos impactos climáticos, monitoramento de todas as etapas das culturas e até mesmo na garantia de direitos de propriedade.

O drone na agricultura de precisão é uma ferramenta importante para a tomada de decisão, com muito mais informações e um custo menor quando comparados às outras técnicas semelhantes.

Além disso, você terá a certeza que todos os recursos estão sendo utilizados de forma a aumentar a eficiência e produtividade do campo.

Tem alguma dúvida? Já usa drone na agricultura de precisão da sua propriedade? Deixe seu comentário abaixo!

Leave a Replay

Sobre

A Geodata atua proporcionando assertividade para o produtor rural. Através da gestão de dados na sua plataforma, ela revoluciona e vai além da agricultura de precisão. 

Criando laços a longo prazo e se aprimorando para entregar máxima funcionalidade para os seus usuários. 

Post Recentes

Siga-nos

Conheça nossa Plataforma

Play Video

Inscreva-se em nossa newsletter

Inscreva-se e entenda mais sobre Agricultura de Precisão e como ela vai prosperar o seu negócio.

Scroll Up